A HISTÓRIA DA CERVEJA


Muitas cidades, países e regiões do mundo possuem pratos típicos de sua cultura. Muitas destas iguarias são bebidas, na sua maioria alcoólicas, como o champagne na França e o sakê no Japão. Mas nenhuma bebida consegue ter a pluralidade que a cerveja possui.
Existem registros sobre a cerveja desde 4.000 anos a.C. pelos egípcios, sumérios e mesopotâmios. Arqueólogos encontraram escritos babilônicos sobre Ninkasai, a deusa da cerveja, em placas de barro!
Basicamente, a cerveja é produzida através da fermentação de cereais, principalmente a cevada maltada. Todas as antigas civilizações cultivadoras de cereais possuíam mestres cervejeiros que utilizavam a bebida para fins medicinais, ou até mesmo em rituais religiosos. Durante o período de regência do império romano, o vinho tornou-se a bebida alcoólica favorita, e a cerveja passou a ser associada como produto dos bárbaros. Isso talvez explique as cenas clássicas em filmes épicos em que os guerreiros mais rústicos e selvagens sempre estão com uma boa caneca de cerveja em mãos. A partir do século XVI começam a ser usados novos ingredientes para a produção da cerveja, criando-se assim variados tipos. A França e a Holanda tornaram-se os primeiros países da Europa medieval a produzir bebidas fermentadas, e a Alemanha viria a se tornar então a pátria especialista na confecção de cerveja. Não muito tempo depois esta chega ao continente americano, sendo adotada como a bebida favorita dos brasileiros!

Nenhum comentário: